11 de ago. de 2010

Big Educação


:: Falar arrastado, puxando o R, chiando o S... Comer peixe cru, chamar galinha cozida de galinha torrada, pão com queijo ralado de pão de queijo, comer curau e descobrir que chama canjica que chama mugunzá! Enfim, diversas originalidades, gestos, comportamentos. 

:: Aqui no RN, principalmente no interior (como qualquer interior), as pessoas são mais simples, um tanto menos polidas na forma de falar e agir. É cultural, na realidade é multi-fatorial, porém não vem ao caso agora. Enfim...

:: Esses dias fui almoçar num restaurante à quilo, no centro aqui de Natal com colegas de trabalho. Estava naquela famosa fila fazendo meu prato. Estava achando tudo ótimo. A fila andando, o lugar agradável, mesmo não tendo ar condicionado não é quente devido ao pé direito muito alto e a variedade de comida é muito boa. Tanta variedade, que na parte de carnes, havia uma vasilha de iscas, mas não conseguia identificar do que eram. As demais tinham uma etiqueta sinalizando seu conteúdo, menos esta:

“- Estas iscas aqui são de peixe ou frango?” – perguntei à moça da balança.

:: Sem ao menos olhar pra quem perguntou, no caso EU, ela respondeu:

“- Tá escrito aí!” – Direta. Sucinta. E grossa.

:: Educadamente procurei e procurei, até puxarem a vasilha das batatas fritas que estava em cima da bendita etiqueta, que por sinal, eu tinha que ter a obrigação de ter visto.

:: Se ao menos, ao menos meeeesmo, ela tivesse dito baixinho, ou arrastado ou dissesse NUM RÊI e perguntasse à outra pessoa. Se ao menos pegasse uma isca e desse uma mordida na minha frente pra dizer o que era, eu relevaria.

:: Quebrou-se o encanto, a vontade de se quer indicar aquele lugar a algum amigo ou conhecido. Meus colegas que estavam na fila viram a situação e também acharam absurdo. Um restaurante bom, com comida boa, ambiente agradável, rápido, limpo, se perde por uma simples frase.

:: A diversidade cultural é fato e temos que conviver com ela sim, mas falta de educação não.

Um comentário:

  1. Cadê!!!!!!!!!!! Parou de escrever? AAAAhhhhh faz dias q to esperando!!!!

    Adorooooooo vir até aki prá ler seus textos!!!

    Bjo*

    ResponderExcluir